sábado, 30 de outubro de 2010

Cuidado com o carro!


Alguém já tinha me dito que depois de um tempo aqui, nosso referencial mudava. Estou me referindo mais especificamente à falta de educação e respeito dos motoristas, sobretudo, cearenses que foram eleitos por duas pessoas diferentes que conheci e que rodaram o Brasil como os mais mal educados do Brasil. Eu já sabia que o québécois é o que menos respeita o trânsito no Canadá, mas com o referencial que tinha, era um avanço e tanto. Pois bem, agora quando um motorista passa pela faixa de pedestres amarela (as normais não brancas), com uma placa pare e em uma região turística, eu me incomodo. Quando o que vem atrás faz a mesma coisa, fato esse que já aconteceu, eu me irrito.
Mas vá lá, eu tenho o costume de não confiar mesmo, então está tudo bem! Não está não! Hoje, estava em uma avenida badalada, cheia de turistas desavisados. O cruzamento tinha umas passagens de pedestres em paralelepípedos que contrastam com o asfalto. Um carro deu o sinal para dobrar, mas parou pouco antes de fazer a curva. Pensei logo: ele me viu e me deu a preferência, como manda a lei. Atravessei tranquilo! Só que ele não tinha olhado coisa nenhuma e parou por outro motivo. Quando eu estava no meio da travessia, ele resolveu dobrar de vez na rua na qual eu estava e ainda sem me ver! Se eu não tivesse corrido e pulado, ele tinha me atropelado, pois freou depois da trajetória que fiz! TABERNAKE!!!/$%?&$%?&*%?&!!! Somente pensei, porque nem adiantava gritar já que os carros agora estão todos com os vidros fechados por causa do frio. Mas não deixei de jogar meu olhar fulminante de praga que incinerou o motorista que ficou reduzido a cinzas. Na esquina, os outros pedestres olharam com espanto e desaprovação a atitude do motorista. Mas, por sua vez, muitos pedestres québécois cruzam a rua onde não deve e nem respeitam os semáforos.
No outro lado do Canadá, amigos me contam que nem olham mais se vem carro antes de atravessar a rua, porque sabem que serão respeitados, a não ser que esteja em Ottawa onde tem os québécois de Gatineu circulando também (não é, Carlos Last?).
A questão é: será que a latinidade québécois tem o gene de ser mais aberto e simpático, mas também mais desrespeitoso às normas? O brasileiro teria essas qualidades e defeitos mais ao extremo, enquanto que o lado anglófono do Canadá teria pessoas mais frias e corretas como alguns que já moraram em ambos lados contam?
O que você acha?

2 comentários:

  1. Eh isso ai. Meu ponto de vista eh mais do lado do pedestre, ja que direcao pra mim so quando alugo um carro. Mas eh como mencionei uma vez, aqui se o motorista nao respeitou faixa de pedestre (mais comum) ou fez outra barbeiragem, se voce olhar a placa as chances serao grandes da placa ser do Quebec...hehe
    Hoje ja posso dizer que eh consenso entre o pessoal daqui e nao apenas uma observacao minha. Minha professora diz que nao dirigi do lado do Quebec nem pra ir no velorio do pai. Uma colega de sala disse que quando ve um carro com placa do Quebec perto dela ja fica nervosa. Outro dia conversando com uns canadenses locais sobre o assunto, uma menina vira e diz "epa! eu sou quebecois! eh tudo verdade, mas so nos podemos falar isso!", brincando... E por ultimo, um colega de sala eh do Camaroes, mas mora em Montreal ha mais de 10 anos (isso mesmo moram la e assisti aula em Ottawa) e disse que nao concordava com isso. Detalhe, de um ano pra ca ele ja bateu o carro 3 vezes do lado quebecois, segundo ele nenhuma por culpa dele, esses dias perdeu 2 semanas de aula e ainda esta fazendo fisioterapia por conta da ultima vez).

    ResponderExcluir
  2. Em 2 meses de Toronto já parei de olhar para os lados antes de atravessar a rua... Minha vovozinha iria ficar brava, pois me ensinou a olhar pros dois lados, mas a gente acostuma com coisa boa.

    E ai de algum motorista pegar um pedestre atravessando na faixa, é processo na certa!

    ResponderExcluir