quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Inverno ou inferno ?

Tenho muita coisa interessante para contar, mas acho que a prioridade para o nosso caro leitor, futuro imigrante é mesmo o inverno.
Não dá para dizer como vai ser com vocês porque é uma experiência extremamente pessoal, mas vou contar alguns aspectos para tentar lhes dar uma ideia.
Cheguei no meio do inverno, mas só peguei até -8º com sensação térmica de -15º. Vai esfriar mais de amanhã em diante e aí vou ver como fica.
O incômodo do frio é função basicamente de três fatores: Kit de inverno (roupas e acessórios), tempo de exposição e postura em relação ao frio.
Se tiver um kit apropriado, sente-se menos frio, senão, pode ser bem ruim. O meu casaco/manteau protege até a altura do nariz se eu fechar o ziper até o final. O capuz protege contra o vento de trás, mas não de frente. É um The North Face, que é uma marca boa e custou cerca de 200$ com os impostos (os preços daqui não incluem os impostos e concordo). Gostei muito dele porque tem vários recursos, ajustes e é duplo. São dois casacos, um dentro do outro. Se colocar com um suéter/pull por cima de uma camisa qualquer, não sinto frio no tórax.
Uso ceroulas/sous-vêtement por baixo de uma calça jeans ou de sarja. Também não sinto frio nas pernas.
As botas/botes são muito importantes. Comprei da Columbia por uns 100$. Tem 400gr de Thynsulate, que é um isolante térmico e impermeabilizante que deixa o pé "respirar" mas não molha as meias na neve. A indicação é para -43º, mas isso é bem relativo. Meu sapatenis cumpriu a função de chegar até o shopping, mas a neve em cima dele derreteu e molhou a meia, além de ser muito escorregadio para andar no gelo que fica nas calçadas. Não sentia frio nos pés também até começar a trabalhar. Isso porque no trabalho, faz uns 23º que é agradável, mas suo muito nos pés e nas mãos, logo, mesmo trocando de meia na volta, o pé suado fica frio.
Para as mãos, comprei luvas/gans grossas da Hotpaws. Não lembro exatamente, mas custou uns 30$. Ela esquenta bem, mas depois de muito tempo, passo a sentir um pouco de frio nas mãos. Talvez porque suo muito as mãos também.
Infelizmente o rosto fica mais exposto. Tem como cobrir o rosto com o cachecol, máscara de ladrão de banco, etc., mas nunca usei o cachecol para isso. Fica parecendo um ninja com o gorro. Só uso o cachecol e o gorro por prevenção, para não adoecer. O gorro cobre os ouvidos e também é baratinho. Estou usando um cachecol emprestado da Kanuk muito macio. Não sei quanto custa, mas vou tentar comprar dele. Acho que um cachecol normal custa uns 10$. No rosto, o nariz chega a ficar dormente e é normal ficarmos com coriza, já que as mucosas precisam de proteção.
Lembrando que não tenho nada de tecido adiposo, mas até agora não fiquei tremendo de frio. Com 0º, fui ao supermercado sem luvas, cachecol, gorro e de sapatenis. Mas as mãos chegavam geladas, claro.
Quanto ao tempo, atravessar a rua entre dois shoppings não precisaria de nada de frio. Só não faço isso parar não parecer um doido. Uma caminhada de seis quarteirões é tranquila para mim. É tanto que nas primeiras caminhadas entre a casa e as paradas de ônibus ou supermercado, achava sem graça e ia tirar foto das redondezas. Ao contrário dos metrobus que passam a cada 3 minutos, o que vai para o trabalho (que pego literalmente na porta de casa e desço a um quarteirão do trabalho) passa a cada 15 minutos. Ele é extremamente pontual. Ficar parado esfria mais que ficar andando, então 5 minutos parado me dá uma sensação de mais frio que 20 minutos andando (já andava rápido por costume). O vento faz muita diferença. Dá um tapa no rosto. Por isso as paradas são aquários de vidro e umas poucas são grandes e têm até aquecimento.
E o último fator é totalmente subjetivo. Tem gente que dá muita importância a desconfortos. Esses vão sofrer, porque é um prato cheio para reclamações. Já eu, estou tirando o inverno de letra porque sou masoquista. Estou com saudades das dores nos dentes do aparelho ortodontico que usava. Realmente para quem puder, é muito recomendável vir aqui no inverno para saber se vai tolerar passar a vida aqui ou não.
No mais, tem outros incômodos como o trabalho de tirar e colocar o kit todo. Eu me incomodo é com o calor que faz se não tirar o casaco e o suéter nos ambiente aquecidos. Os canadenses não ligam para isso, não sei como. Outro incômodo é patinar sem patins. Aqui em Québec, neva muito e às vezes, passo um quarteirão todo andando no gelo. Em alguns lugares e em algumas situações, fica uma camada de gelo sobre a calçada e escorrega muito mesmo. Estou falando de gelo mesmo como os cubos do congelador e não de neve. Ainda bem que andava de skate quando era adolescente. Me deu equilíbrio para passar por isso, mesmo nas ruas inclinadas.
No mais, nos shoppings, no trabalho e nos ônibus, faz uma temperatura boa. Em casa, para mim, 20º incomoda um pouco os pés e as mãos, mas 23º fica bom. Se o aquecimento for comum e não for regulável, parece que podemos usar aquecedores elétricos para complementar.
Moral da estória: Estou adorando chutar os montes de neve, todo dia eu saio, faça neve (bem comum), faça sol (muito pouco), e não conto o inverno como ponto negativo. Mas outros vão achar bem incômodo sim e podem colocar em cheque a decisão de morar aqui. Cada um é cada um.

6 comentários:

  1. Oi!!!!!!

    Achei muito engraçado em relação as toucas de ladrão!! kkkk
    Só quero ver meu marido no frio!
    Abraço
    Taís
    www.kebrandoogelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como é um inferno de calor aqui em Goiânia e eu e minha esposa odiamos altas temperaturas, acho que vai dar pra levar bem o inverno rigoroso.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  3. tem blogs que postaram que as roupas de inverno eram bemmmm mais baratas dos que as q vc relatou!!

    PS.: sa"u"dade é com U

    ResponderExcluir
  4. oba! mais post! :) e eu aqui so querendo ta num friozinho bom desse. odeeeio o calor aqui de Fortalville!

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo Alexei. Agora sei que o frio é relativo qdo se tem recursos. Aqui em Calgary, em dezembro, passamos algumas semanas de sensação térmica de -30, qdo deu uma trégua e fomos para -15, nunca pensei que fosse achar maravilhoso. O que quero deixar claro é que inverno não é bicho de sete cabeças e nem empecilho pra nada na vida. Venha de peito aberto.( mas com casaco e suéter viu ?)

    ResponderExcluir
  6. César e Cecília: Também não gosto do calor. Prefiro aqui com sensação térmica de -15 graus que o calor do Ceará.
    Anônimo: Realmente existem roupas de inverno mais baratas, como também mais caras. Porém, é óbvio que não são todas iguais e basta procurar o menor preço. Temos a opção de escolher se vai doer no bolso ou no corpo. E, como muita coisa na imigração, o barato pode sair caro quando descobrir que a roupa de baixo custo não resolve o problema e tiver que comprar a cara do mesmo jeito.
    Obrigado pela correção. Gosto de escrever sem erros.

    ResponderExcluir