quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Je voudrais vous proposer un offre pour le poste de developpeur. Hein ?!?!


Eu já tinha mandado currículo para algumas poucas vagas. Era algo bem despretencioso e ao mesmo tempo, cara de pau. Mais pelo exercício que por achar que daria certo. Havia mandado até para a Google.
Derrepente, traduzi o currículo de inglês para francês, fiz umas melhorias ao mesmo tempo em que personalizava-o para uma vaga em questão e mandei.
Pois não é que recebi um email pedindo uma entrevista por telefone ? Aí deu aquela descarga de adrenalina quando li o email porque não podia desperdiçar a oportunidade de treinar, mas ao mesmo tempo, mal conseguia conversar em francês. Quando digo treinar, é porque realmente não achava que poderia ir adiante e seria só um treino. Preparei meu super Nokia E71 com chip de banda larga 3G e provedor de VoIP e liguei para lá. Os primeiros segundos foram terríveis porque entendia mal e tinha que ficar contornando a falta de vocabulário. Ao fim de 20 minutos de perguntas, achei que ele tinha dito que queria uma videoconferência incluindo alguém do RH. Depois, fiquei achando que fosse uma má interpretação minha.
Eis que chega outro email confirmando isso e marcando data. Email vai, email vem e me aprontei com três notebooks e duas conexões de Internet para a tal videoconferência via Skype. No final, eles não tinham áudio no computador e tive que usar o super E71 para suprir essa falta, enquanto o vídeo ia pelo Skype mesmo. Foram 50 minutos de perguntas alternadas entre o chefe de equipe e a mulher do RH. No fim, a Mônica perguntou: E aí ? Eu disse: Sei lá! Eu não me contrataria. Mal consigo falar! Mas também nem pensava que chegasse até este ponto e chegou. Para completar, teve uma prova de conhecimentos técnicos que não era difícil, mas era muita coisa para 30 minutos e tinha que devolver rápido para saberem que fui eu mesmo que fiz. A prova era em inglês.
Ficaram de me pedir os contatos dos meus antigos chefes para confirmar alguns dados. E esse email não chegava, e o feriado do natal sim, estava cada vez mais próximo. E a minha ansiedade também, porque é uma situação torturante. Eis que no dia 23/12, véspera do feriado, recebo um email pedindo para eu ligar porque ele tinha uma oferta a fazer, mesmo sem ter tido a tal conversa com meus antigos chefes.
O carinha me fez uns elogios, disse que havia me enquadrado como developpeur (desenvolvedor) 3 e tascou o salário bem mais alto do que o que eu esperava. Passei alguns segundos tentando checar se o que eu tinha decodificado era o que eu pensava mesmo e ele repetiu. Aí eu aceitei e agradeci muito.
Passado o feriado do natal, nada de contato. Depois descobri que ele e a mulher do RH estavam de recesso até 2010. Foram dias de certeza incerta e segurei a venda do carro, a compra das passagens e outras coisas que envolvem dinheiro até o próximo passo.
Bem, ontem (5/1/2010) recebi o contrato e já mandei de volta via Fedex. Daí, já comprei a passagem para 14/1/2010, já vendi o carro e vamos tocando o plano B enquanto o fazemos de improviso.
Loucura? Sim. Muita loucura. Mas como estou confiando cada vez mais em Deus, não tenho mais medo de enfrentar o desafio. Vamos lá.

13 comentários:

  1. Puxa, que coisa! Deus é bom!! Parabéns!!
    Não deixe de contar suas impressões de Montreal.
    Participo do forum e estou iniciando nas aulas de francês para dar entrada no processo.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Que benção! Eu também já comecei a disparar alguns currículos. Vai que dou sorte. Parabéns e você ainda dizendo que foi mal na entrevista. Confiança sempre!

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  3. Bom como acompanhei o processo, estou passando só para desejar boa sorte a família. Alexei, dar esse passo de imigração com o emprego esperando torna as coisas mais fáceis. Uma ( grande ) preocupação a menos.

    Boa sorte para vcs! Agora já tenho onde ficar em Quebec City!

    ResponderExcluir
  4. Cara que benção ! Parabéns ! Isso me incentivou a fazer o mesmo daqui pra frente ! ;)
    Abraços e sucesso. ;)

    ResponderExcluir
  5. Paty: Vou ter que mudar o visual do blog, porque agora vamos para Québec (Ville).
    César: Um futuro colega de trabalh ome disse que elogiaram meu francês. Que piada! Acho que eles são muito pouco exigentes e eu sou exigente demais.
    KK: Valeu as dicas.
    Todos: Obrigado pela força e o carinho !
    Perguntinha. Vocês recebem email de aviso por esse meu comentário?

    ResponderExcluir
  6. Alexei, que bacana! Fico super feliz por vcs. Pena que nao seremos mais vizinhos em Montreal. :)
    Beijinhos,
    C.

    ResponderExcluir
  7. Alexei, meus parabéns!
    Acabei de ler um post dizendo que os empregadores não dão oportunidade para os imigrantes e que quando isso acontece os salários são baixos e vc... com sua experiência recém vivida, comprovou o contrário!
    Que assim seja, hoje e sempre, pois temos que ser ávidos e buscar sempre o melhor, em todos os lugares acreditando que nada nessa vida é em vão!
    Boa sorte nesse novo desafio!
    Estamos torcendo por vc!
    Ana Luna

    ResponderExcluir
  8. Só tenho uma coisa a dizer... PARABÉNS!!!

    Que notícia mais boa!!

    ResponderExcluir
  9. Cara parabéns. Se garantiu :)
    É uma pena não podermos mais ser vizinhos, mas a gente se encontra quando formos visitar Québec.

    ResponderExcluir
  10. Grande Alexei, meus parabens! Encontrar emprego aqui nao eh muito facil, a distancia entao, mais dificil ainda. Se garantiu! Parabens! :-D
    E quando vierem a Montreal, nos avise!

    Abracos,

    Marcio Mesquita

    ResponderExcluir
  11. Olá Alexei! Li seu post e fiquei mto feliz por vc, mesmo sem te conhecer! Parabéns! Isso dá animo para quem eestá na mesma batalha. Sou da área de TI tb e gostaria de tirar algumas duvidas. Como faço para entrar em contato? Meu email é puquinha2008@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo: Já te enviei um email.
    Marcio: Quem se garantiu foi Deus. Só ele mesmo para fazer um milagre desses. O que fiz foi atrapalhar. Podia ter falado em inglês mas fiquei gaguejando em um francês fraco, fui sincero até demais nos meus defeitos, etc.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, muito bom isso que aconteceu com você. Divisor de águas.
    Eu e meu esposo estamos lendo seu blog aos poucos. Também somos de Fortaleza, apenas de morarmos em Sorocaba. Estamos com esperanças de que meu esposo consiga uma vaga para Ville de Quebec, na qual foi chamado para entrevista.
    Mesmo sem a certeza, a ansiedade é grande e já começamos a fazer planos como se fosse dar certo...estou com o coração cheio de esperança que dê.

    Vamos ver quando eu termino de ler todos os seus posts :)

    ResponderExcluir