quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Mas as flores têm espinhos - Procurando um apartamento para alugar



Jour de neige

Para não ser notificado pelo Decon/Procon por fazer propaganda enganosa, vou contar também alguns aspectos ruins daqui, afinal, quem pediu meu passaporte não foi São Pedro, ou seja, aqui não é o céu.
Não, senhores e senhoras, não vou reclamar do frio porque a temperatura baixou de zero para -5 novamente e ficou uma maravilha outra vez! Com zero graus tive até que tirar gorro, cachecol, abrir o zíper do casaco até o fim  e trocar as luvas pelas finas para não derreter de calor! E não estou falando de ficar em ambientes aquecidos e sim da rua. Nos ambientes aquecidos, não aguento ficar nem com o suéter por cima da camisa (de manga curta). Ô gente! Vim de Fortaleza! Quente pra caramba, lá!
Estou falando de coisas que já sabia que iria encontrar e, como já estava preparado com as piores espectativas, não me decepcionei. Pelo contrário, não contava com a parte boa e me surpreendi.
Pois bem, estou na fase de alugar um apartamento e vi que realmente existem barreiras. Um apartamento que simpatizei foi alugado logo e nem deu tempo de visitá-lo. O outro, a imobiliária não me aceitaria porque eu não tenho um histórico de crédito para eles examinarem, pois sou recém chegado. Eles disseram que só com um fiador canadense. E olhe que já tenho um emprego e conta no banco com um dinheirinho bom! Imagine quem chega desempregado, que é o caso da grande maioria. Sem pedir, já se ofereceram para ser meu fiador porque os brasileiros daqui são muito solidários. Depois, me disseram que isso é uma prática ilegal, mas que alguns escritórios fazem, assim como pedir cheques adiantados como garantia. Não achei isso na legislação imobiliária (Régie du Logement http://www.rdl.gouv.gc.ca/) para comprovar. Se alguém achar, me avisem para eu divulgar, por favor.
Mas foi até bom, porque achei um apartamento maior e mais barato. Fui ao escritório e preenchi uma ficha com dados pessoais, profissionais e referência bancária. Amanhã (para mim, porque no Brasil já é amanhã) vou ver se a pesquisa deles me aprova ou reprova.
Para referência de custo, é um 5½ (três quartos, sala, cozinha e banheiro. 3+1+1+½) que fica em uma região nobre, muitíssimo bem localizada. Fica a dois quarteirões do metro que não é metro, mas é como se fosse (Metrobus), da farmácia, do supermercado, posto de gasolina, caixa eletrônico conveniado do HSBC, perto de duas escolas e entre as principais artérias que cortam essa parte da cidade, de oeste a leste. Isso por 845$/mês. E opcionalmente podemos alugar uma garagem fechada com portão elétrico por 45$/mês.
Também já tinha acumulado o registro de duas ocorrências de pessoas vasculhando a lata de lixo, embora os pobres daqui tenham uma renda paga pelo governo, subsídio de moradia e recebem comida de graça. Morrer de fome e de frio, não morrem. Eles procuram latas e garrafas porque aqui o dinheiro desses recipientes é devolvido em máquinas nos supermercados. E hoje vi o primeiro pedinte. O cidadão veio muito educada e humildemente me pedir dinheiro e também não insistiu quando disse que não tinha. Me disseram que não devemos dar porque a conta já está paga pelos impostos.
E apesar de gente que mora aqui há uma década nunca ter ouvido nenhum relato de assalto, furto tem. se deixar a bicicleta de bobeira na calçada sem cadeado, pode acontecer de ela mudar de dono. Aí também já é pedir demais, né!
Enfim: Não o céu com sexo e ainda mais sem camisinha. Quem vier com espectativas altas pode ter decepções. O melhor é se preparar para as dificuldades sem contar com o lado bom e ter uma boa surpresa como o que aconteceu comigo.
Seguem as fotos de um charmoso e branquinho dia de neve com a agradável  temperatura de -5 graus.
Agora vou dormir meu sono de alta qualidade com a temperatura constante e com um silêncio ensurdecedor por causa do isolamento térmico.

6 comentários:

  1. Manga é gostoso mas tem caroço, né? Dificuldades vamos encontrar cabe a nós passarmos por elas.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a cidade é muito charmosa. E lazer?

    ResponderExcluir
  3. César: No Ceará dizemos que a rapadura é doce, mas não é mole não.
    Iúna: Tem várias opções de acordo com a estação do ano. Agora é sky, snowboard, patinação, etc. Tem eventos como campeonato de esportes de inverno, vai ter o Red Bull Crashed Ice que só acontece aqui e na parte mais fria da Europa. Fora isso, tem o tradicional: Teatro, música, etc. A cidade é pequena (500.000 habitantes) mas tem de tudo. É pequena mas é a capital da maior província do Canadá.

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexei, em que bairro fica esse ap? Por que escolheram esse bairro?
    Minha previsão é de irmos em Julho desse ano e tenho filhos pequenos, por isso a escolha do bairro é importante para nós.
    Meu contato é robertaldd@gmail.com
    Abs,
    Roberta

    ResponderExcluir
  5. Olá, Alexei.
    Eu estou também no processo de imigração. Estamos (eu e minha família) esperando o pedido dos exames, mas desde já estamos tentando nos programar, em tudo correndo bem. Li que você foi um dos felizardos que chegou já com emprego. Você pode me dar uma luz de como trilhou este caminho? Também sou de TI e tenho uma experiência razoável em desenvolvimento de sistemas.
    Agradeço antecipadamente!
    Vicente

    ResponderExcluir
  6. Vicente: Como já respondi eu outro post, não tem regra para conseguir emprego ainda no Brasil. Deus me deu o emprego e só o que eu fiz foi atrapalhar os planos dele. O meu perfil bateu muito com o que eles queriam e eles acharam muito importante meus 10 anos de experiência. Talvez isso tenha sido o fator mais importante.
    Boa sorte na caminhada.

    ResponderExcluir