quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Processo de Manitoba MPNP Strategic Initiatives - Exploratory Visits


Embora as portas do processo federal estejam cada vez mais fechadas, do processo do Québec possam também se fechar e ambas tenhas suas restrições e dificuldades, eis que surge uma alternativa. É bem verdade que já existiam outras alternativas, mas acabavam ficando muito limitadas como, por exemplo, a ter uma oferta de emprego antes mesmo de imigrar. A novidade da qual falo agora é a nova modalidade do MPNP (Manitoba Provincial Nominee Program), chamada Strategic Initiatives - Exploratory Visits.

Por ela, o candidato precisa enviar por email seus documentos mostrando seu potencial como skilled worker e seu interesse em fixar-se na província. Se a resposta for positiva, o candidato poderá fazer uma viagem exploratória às suas custas para conhecer a vida local, sondar o mercado de trabalho na sua área e conhecer o que puder. A obtenção do visto de "turismo" canadense é de total responsabilidade do candidato. Uma entrevista será marcada no final da visita. Nesta, o candidato terá que provar que se identifica com a província, em qual vizinhança pretende morar, o que aprendeu, o que visitou, quais serviços utilizou, as empresas com as quais fez contato para explorar oportunidades potenciais (para o(a) esposo(a) também, se for o caso), entidades profissionais que regulamentam a profissão e, principalmente, porque o candidato acha que é um forte candidato ao programa. É recomendado comprovar o que puder através de documentos.

Por ser uma província não muito procurada e sem muito prestígio, é bem fácil imaginar que vão existir candidatos querendo usar esse processo como porta dos fundos para ir para outras províncias. Os responsáveis pelo processo não são tolos e dão a entender pelo texto de que o candidato vai ter que se rebolar (no sentido figurado somente) para provar que pretende realmente se estabelecer e continuar morando lá.

Como vantagem, eles dizem que o processo incluindo a parte federal é acelerada. O outro ponto positivo que vejo é que dá a entender que a exigência de inglês é menor. Caso opte pelo exame de proeficiência que é usado no processo federal, o IELTS, a nota mínima é 5. Caso seja usada a auto avaliação do MPNP, basta se enquadrar no nível de 6 pontos que diz "Applicant has received some instructions and/or has to be employable in Manitoba".

A documentação às vezes fica confusa, misturando a nova modalidade com anteriores. Daí, entendera (eu gosto do finado pretérito mais-que-perfeito) que seria necessário ter algum parente para endossar o pedido. Mas um colega de lista de imigração do Canadá passou o link de um documento PDF que dá mais detalhes que, embora também deixe margem a interpretações, parece confirmar que não precisa de parentes mesmo.

O que desestimula muitos pretendentes é o fato de Manitoba não ser uma província conhecida, sem glamour e sem o porte e agito das grandes metrópoles como Toronto, Montréal e Vancouver. Não conheço nada de lá pessoalmente mas Winnipeg, a capital da província, tem o porte médio de Québec, Ottawa e Calgary, o que deve proporcionar, a exemplo destas, uma boa qualidade de vida.

Se você considera que tem uma boa empregabilidade e não está preso à ideia de se fixar em uma província ou cidade específica, fica aí a alternativa.

Mais detalhes:
http://www2.immigratemanitoba.com/browse/howtoimmigrate/strategic/pnp-exploratory-visits.html
http://www2.immigratemanitoba.com/asset_library/en/pn/pnpkit0909.pdf

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Alexei, acabei de postar quanto estou triste pois não vamos conseguir entrar com pedido do processo de imigração pelo federal (o números de candidatos do NOC do maridão vai atingir o máximo logo), e você coloca um post desse... Muito legal, vou ler tudo!! Pode ser uma luz no fim do túnel.
    Obrigada,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante essa possibilidade que a provincia esta disponibilizando.

    Ótima alternativa para quem queria fazer o federal e o NOC restringiu sua profissão =]

    ResponderExcluir
  4. Winnipeg teve os jogos panamericanos, parecia muito bonito. Deve ser bem legal tbm.

    ResponderExcluir
  5. Tem uma pegadinha com relação a avaliação do Inglês.

    Embora eles estejam pedindo "pouco" nas avaliações formais, fazer a exploração presencial vai exigir no mínimo Inglês avançado.

    Eu não recomendaria embarcar nessa se o candidato nunca esteve totalmente imerso no Inglês pelo menos uma vez na vida.

    A propósito, tem alguma cidade em Manitoba que é francófona ou realmente bilingue? Achei eles também aceitarem o Francês no processo (talvez seja obrigatório, mas pode ser outra pegadinha).

    ResponderExcluir
  6. Acho que tens razão em relação à pegadinha do inglês. Não tem quase nada francófono em Manitoba. Eles dizem que aceitam francês porque o país é oficialmente bilíngue, mas devem pegar no pé com a pergunta: E porque não vais para o Québec então? É como conseguir emprego sem inglês?

    ResponderExcluir
  7. Oi Alexei!
    Então, andei me informando um pouco mais, e queria esclarecer dois pontos:
    "(...)mostrando seu potencial como skilled worker e seu interesse em fixar-se na província. Se a resposta for positiva, o candidato poderá(...) " É isso aí mesmo, mas eu daria mais destaque: SE a resposta for positiva. A possibilidade é de 50/50 para eles te darem um "OK, venha para cá pra gente te conhecer" (rsrs).
    Outra coisa interessante é o ingles... voce vai ser avaliado por um oficial do governo, ou seja, entrevista = ingles avançado.
    Ah, uma coisa que ainda não está explicada em nenhum canto do site do governo, é a forma com a qual vc comprova que se estabelecerá na província... (ganha mais pontinhos quem NÃO se estabelecer em Winnipeg, mas sim em outras cidades)...

    Um abração!

    ResponderExcluir
  8. Curti essa. Se nao der por quebec, essa eh uma grande opcao

    ResponderExcluir