sábado, 30 de janeiro de 2010

A esquina mágica



Exibir mapa ampliado

Respondendo à Roberta que me perguntou porque eu escolhi esta região para morar, estou aproveitando e postando aqui para os interessados.
O bairro se chama Montcalm. É um bairro residencial e é estratégico do ponto de vista de locomoção e serviços. Não posso generalizar muito para o bairro. Falo mesmo da região onde estou morando agora temporariamente e que fica a 600 metros de onde vou morar.
Vou morar a 1 quarteirão de uma esquina que tem um supermercado, uma farmácia, uma loja de conveniência de um posto de gasolina que é um mercadinho e tem um ATM (caixa eletrônico) do Banque National (conveniado ao HSBC e não pagamos taxas para sacar) e tem a parada dos metrobus. Os metrobus #800 e #801 vêm da ponta oeste da cidade até o centro e um continua para leste, enquanto o outro vai para o norte. A frequência deles é absurda. Chegam a passar a cada 3 minutos. Eles voltam pelo mesmo caminho e em 10 a 15 minutos estamos na Universidade Laval, nos 3 grandes shoppings que ficam vizinhos um do outro, na Canadian Tire que fica a 2 quarteirões deles e no HSBC que fica enfrente a eles. Indo para o centro, chego a 1 quarteirão do trabalho também em uns 15 minutos. Ainda não vi engarrafamento e olhe que trabalho no centro!
Além desta artéria importante que é a boulevard René-Levesque, também tem linhas de ônibus interessantes nas outras artérias oeste-leste que são a rue Grande Allee que fica a 300 metros dessa esquina, e na chemin Sainte-Foy, que fica a 400 metros de lá, mas na direção oposta. Também podemos pegar lá quase na chemin Sainte-Foy o metrobus #802 que segue outro trajeto diferente.
O MICC (ministere de l'immigration et communautes culturelles) fica a 400 metros dessa esquina mágica, na chemin Sainte-Foy e, apesar de ainda não ter ido lá, o Régie de l'assurance maladie fica a uma distância que dá para ir à pé também. Tem uma escola com uma garderie/creche vizinha a 1 quilômetro do meu apartamento e outra um pouco mais longe, mas me disseram que o ônibus escolar leva e trás as crianças de casa para a escola de graça, assim como a escola que é pública. Basta avisarmos.
Enfim: Para o dia a dia, não preciso nem de carro e não vou ficar esperando muito tempo no frio. Normalmente ando sentado nos ônibus e nunca fiquei apertado nos horários de pico.
    Québec é uma cidade maravilhosa e que não tem os problemas de cidades grandes, mas tem de tudo. Até porque aqui é a capital da província. Montréal é interior :) O ponto que talvez alguns não gostem é que neva mais, tem mais vento e, por isso, sente-se mais frio, apesar da mesma temperatura nominal de Montréal e de Toronto.
    Segue o link do Google Maps mostrando a esquina mágica.
http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=1000+belvedere+quebec+qc&sll=46.796975,-71.239085&sspn=0.00758,0.013797&ie=UTF8&hq=&hnear=1000+Avenue+Belvedere,+Sillery,+Communaut%C3%A9-Urbaine-de-Qu%C3%A9bec,+Qu%C3%A9bec,+Canad%C3%A1&ll=46.795946,-71.239343&spn=0.014367,0.027595&z=15
    E a visão da escola vizinha à garderie:
http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=Avenue+Belvedere&daddr=Avenue+Brown&hl=pt-BR&geocode=FQ8LygIdhADB-w%3BFREkygId3QTB-w&mra=cc&dirflg=w&sll=46.797415,-71.236596&sspn=0.01516,0.027595&ie=UTF8&z=15&layer=c&cbll=46.80227,-71.236414&panoid=XmsagW7PenABwZfKiDV1ww&cbp=12,118.92,,0,8.92

4 comentários:

  1. Ficou ótima a localização do seu lar. Vai facilitar demais da conta.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal,

    Somos Silvana e Francisco, SP, estamos na parte federal do processo, e gostariamos muito de manter contato com vocês.
    Também temos filhos e gostariamos trocar informações, pedir dicas.....

    Muito boa sorte a vocês.

    Abraços,

    Silvana e Francisco
    e-mail / msn: bialufsf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Alexei, estou no processo para imigrar para o Quebec, estive em ville de Quebec em março de 2010, alias fui em varias Villes para decidir em qual iríamos iniciar esta nova jornada, optamos por ville de Quebec como temos filhos vou antes para deixar tudo pronto, estava lendo os seus relatos e vi que você também foi antes da família, então te pergunto se você tem algum lugar para indicar para ficar o primeiro mês em ville de Quebec.

    Abraços e Felicidades a Vocês.

    Fabiano Costa

    ResponderExcluir
  4. Para morar com família, Québec é uma excelente escolha. Eu fiquei o primeiro mês na casa de uma brasileira que hospeda novos imigrantes na nossa situação. Porém, vindo com a família, talvez seja mais interessante alugar por um mês um apartamento que ela tem justamente para isso. Mande um email para alexeiaguiar@gmail.com que eu mando para você um email com fotos do apartamento que ela aluga.
    Bom planejamento.

    ResponderExcluir