domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pra que simplificar se agente pode complexificar

 
Nós sabemos que as instituções brasileiras são burocratizadas e complicam desnecessariamente. Mas sem um referencial para comparação, fica até parecendo que é normal. Estou a mais de um ano aqui e ainda me surpreendo com a simplicidade, agilidade e eficiência de alguns serviços daqui. Vou começar pelo fim, por um exemplo que me ocorreu recentemente.
Missão: Pagar l'immatriculation/equivalente ao licenciamento do carro e renovar a Carte Soleil de l'Assurance Maladie/carteira do plano de saúde público.Não poderia pagar l'immatriculation pelo meu banco, por isso que contei como tarefa dupla.
O que é que a minha cabeça acostumada com os estressantes procedimentos brasileiros pensou: Primeiro de tudo, vou ter que fazer isso em horário de expediente. Segundo, vou ter que gastar um tempão, incluindo uma fila. Terceiro: Vou ter que juntar uma pilha de documentos.
Pois bem: o CAA (não são os Alcoólicos Anônimos Canadenses!) é um agente autorizado do SAAQ, o "Detran" daqui, e eles ficam abertos até certa hora da noite no Shopping Place de la Cité. E o SAAQ vai repassar os dados para a Régie de l'Assurance Maladie, que é outro órgão do governo. Terminado o expediente, peguei o metrobusão na esquina, fui sentadinho e parei lá em frente. Chegando lá, tinha duas atendentes e ninguém para ser atendido. Ops! Tinha eu! Eu precisei de uma tonelada de documentos: A própria Carte Soleil e a carteira de motorista. Isso parece óbvio, mas o Detran do Ceará não aceitou a própria carteira emitida por eles como CPF. Voltando para o norte, a foto foi tirada na hora que é bem comum. Quanto tempo para isso tudo? Te garanto que não foi mais que 5 minutos!
Agora generalizando: Para que uma carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de motorista, alistamento militar e comprovante de residência? Façamos o mapeamento entre os documentos do Brasil e do Canadá:
Identidade: Carteira de motorista ou carte soleil;
CPF: É mais ou menos equivalente ao NAS/SIN, mas este só é usado em raras situações como emprego, abrir conta de banco, financiamentos, etc.
Título de eleitor: Ué! Pra que? Basta uma identidade para provar que eu sou eu! Me disseram que agora no Brasil o eleitor tem que mostrar o título de eleitor E a identidade para votar! Quack!!!
Carteira de motorista: A própria que, como a carte soleil, é de PCV rígido como um cartão de crédito;
Alistamento militar: Não tenho certeza, mas acredito que só vai para o Forces Canadiennes, o exército daqui, quem quer. Logo, também não precisa provar que você cumpriu a sua obrigação de passar pelo enchimento de saco muitas vezes constragedor do alistamento militar.
Comprovante de residência: Na única vez que precisei, o endereço que tem na carteira de motorista foi suficiente.
Só precisei de mais de uma cópia de um documento uma vez, nunca precisei tirar uma cópia autenticada, muitas vezes nem precisamos mostrar o original e teve ocasiões nas quais aceitaram documentos nossos em português sem tradução.
Fazemos seguro de imóveis e de carro por telefone e sem mandar nada! Recebemos o contrato por correios. A ideia básica é a seguinte: Se o contratante mentir em relação aos dados e o incidente acontecer, vão investigar, perceber a fraude e o lindinho vai ficar chupando o dedo. Buá!!!
Claro que tem horas que temos que virar traça e comer papel, mas os procedimentos do dia a dia tendem a ser mais simples.
O outro lado da moeda é que o complicado sistema financeiro brasileiro trouxe como consequência a sofisticação da sua informática como a criação do Sistema de Pagamentos Brasileiro que permite a TED (transferência eletrônica disponível) entre bancos em menos de meia hora. É frustrante descobrirmos que aqui só podemos transferir dinheiro do nosso banco para alguns outros conveniados. A limitação também acontece quando temos que pagar alguma conta. Depois percebi que a necessidade é menor. Aqui é comum pagarmos uns poucos centavos para enviar um cheque de pagamento por correios comuns. A agencia fica na esquina. Também recebemos cheques por correios, como é o caso da francisação. No caso do pagamento da escola, ponho o cheque em uma caixinha na porta da coordenação quando vou deixar a Lara e pronto. No caso do aluguel do apartamento é que é mais interessante. Teria que ir em horário de expediente à imobiliária, o que seria chato. Porém, graças à confiança que a cultura local nos dá, deixo logo cheques pré-datados para os próximos seis meses. Também os serviços como TV, Internet e celular estão programados para débito automático. Isso ajuda a ter um bom histórico de crédito por não ter atrasos. Nunca tive nenhum problema com isso tudo que relatei.
Para quem teve que juntar 495 gramas, 95 folhas e 20 metros de papel para o processo de imigração, até que foi uma boa surpresa. Já comecei a fazer a declaração de imposto de renda daqui. Sempre fiz o meu e de outros no Brasil (herança do meu pai) e agora vou ver se me viro sozinho com a versão nórdica. Daí vamos ver como esta fica em relação à brasileira. Sim! Claro que vou escrever uma postagem sobre isso quando terminar!

8 comentários:

  1. Muito bom esses seus textos comentando as pequenas coisas do dia-a-dia, continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro da ultima vez que renovei minha carteira no Brasil. Levei 7 horas! Cheguei as 7 da manha e sai as 2 da tarde do Detran. Achei uma palhaçada. Renovei aqui duas vezes no CAA. Se perdi 15 minutos foi muito.

    ResponderExcluir
  3. O dia que compramos nosso carro que foi num sabado, ja resolvemos tudo no "Detran" daqui em menos de 20 minutos no mesmo dia. Brincadeira. Hehehe.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Alexei, só pra complementar, o sistema bancário do Brasil é evoluído principalmente pelos períodos de inflação até meados do Real, o resto foi conseqüência.

    Excelente post.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Iniciaremos o processo de imigração para Quebec em aproximadamente dois anos e seu blog tem nos ajudado bastaaaante!
    Em julho faremos um curso em Montreal, de francês, por um mês!
    Abraços e obrigada pela dica!
    Isabela.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post.

    Especificamente sobre o processo de revalidação de CNH, fiz isso recentemente em Goiânia-GO e não tenho o que reclamar exceto pelo fato de que demorou 15 dias para ficar pronta. No estado de Goiás existe um serviço chamado Vapt-Vupt onde há em um único local todos os principais serviços públicos(saneamento, energia, telefonia, Detran, ...) e alguns particulares(como Banco, Foto Rápida, ... ). Normalmente o atendimento é rápido.

    Grande Abraço
    Daniel Cunha
    http://canada.oscunha.com.br

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Ontario dá pra renovar o licenciamento do carro pela internet - fiz, paguei com cartão, recebi o adesivo em casa e colei na placa.

    Quanto a colocar cheque no correio, esse conceito ainda é muito complexo para minha cabeça brazuca-sudaca: e se o correio perder a carta? E se entrarem em greve? Tenho pago tudo pela internet/débito automático ou cheque pré-datado (aluguel), ainda não precisei mandar nada pelo correio.

    ResponderExcluir