segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Let's go Rempart, let's go





Mas tenha vergonha, fã de hockey frajuto! Como é que assiste a um jogo de hockey ao vivo somente depois de 9 meses! Bom, Quando cheguei, tinhamos muitas coisas para resolver, a rotina era muito cansativa, nem sabia onde ficava o Colisée Pepsi, achava que tinha que pegar dois ônibus, ir sozinho, etc. Quando a vida se estabilisou mais, acabou a temporada de hockey.
Passado o verão e recomeçada a temporada, ainda estava assistindo só pela televisão, mas já não tinha desculpas. De uma só vez, todos os elementos favoráveis aparecereram do nada. O colega de trabalho Cristiano me deu dois bilhetes para o jogo do Remparts de Québec, a torre de comando autorizou o voo (cujo circunflexo caiu, a exemplo de alguns aviões) e o amigo Eliomar topou ir comigo na hora. Perfeito! Valeu pelo patrocínio, Cristiano! Valeu pela companhia, Eliomar!
Infelizmente, o time daqui de Québec, o Remparts, é um time da LHJMQ (Ligue de hockey junior majeur du Québec), porque o time de Québec que participava da Liga Nacional de Hockey (LNH ou NHL), o Nordiques, foi vendido em 1995. Estão tentando ressuscitá-lo, mas para isso, o primeiro passo seria derrubar o Colisée Pepsi, que é considerado pequeno e
velho, para construir um com capacidade adequada e multi-funcional para ter rentabilidade viável. O governo federal disse que banca a obra, mas não tudo. Tem que ter sou (no linguajar popular, quer dizer um centavo, centavos e também dinheiro, equivalente a "pratas" em português) privado também.
De qualquer forma, isso não tira a emoção de ver a torcida fazendo barulho, as musicas de incentivo e as porradas da rondelle/puck (o que chamamos de bola, mesmo sendo um cilindro mais largo que alto) na proteção de acrílico.
Siga só a sequência de filme. Rondelle no campo de defesa do Remparts. Eles avançam em direção ao gol do time adversário. Meu instinto aranha dispara! Opa! Vai ser o primeiro gol, eu estou sentindo! Tiro a máquina do bolso, ligo, espero a inicialização (e o time avançando), aponto, ajusto o zoom, (e o time tocando a rondelle no campo de ataque), apressadamente, giro a chave para o modo de vídeo, aperto o botão e pronto: está gravando! Poucos segundos depois....plaf e GOOOOOLLLL!!!!!! Eu sabia!! Eu sabia!!! Uhuu!!!! E de quebra, ainda estou gravando o gol para meus leitores do... epa! O visor está escuro! Por que?!?! IDIOTAAAAAA!!!!! Eu apertei o botão de desligar ao invés do botão de começar a gravar!!! calvaire!!!(palavrão québécois). Religuei às pressas e gravei ao menos a comemoração APÓS o gol.




Me desculpem, torcedores de futebol, mas eu nunca gostei desse esporte. Mesmo se gostasse, não teria coragem de ir a um estádio com a violência que se passa nos jogos. Por outro lado, além de eu me tornar fanzão de hockey, é muito agradável ir assistir um jogo. Respeito total, mesmo quando tem torcedores de um time se manifestando isolados no meio dos torcedores do time adversário. Vai gente de todas as idades, desde bebês de colo até senhores de idade e senhoras torcedoras fervorosas, como as duas que estavam na nossa frente. O ambiente é tão agradável que nem faz frio, nem calor, ao menos onde estávamos!





Fico imaginando final de Copa Stanley no Centre Bell de Montréal, com a barulhenta e enérgica torcida do Canadiens respondendo à mensagem do painel que circunda a arquibancada: faites du bruit/façam barulho. Talvez eu ainda assista uma partida dessas, talvez até uma do Nordiques, caso consigamos tê-lo de volta. Mas por enquanto, com uma vitória de 4 a 1 sobre o time de Prince Edward Island, me diverti bastante gritando Let's go, Remparts, let's go!! Vamos lá, Remparts, vamos lá!! Clap, clap!! Epa!! Porque não é allons y ao invés de let's go?! Bem...saladas de país bilíngue. Normal!

2 comentários:

  1. Alexei, quase você me mata de rir com essa da câmera. Hahaha.
    Aqui na minha cidade vamos ter o Desafio Internacional Júnior de Hóquei com Canada Leste, Canadá Oeste, EUA, Rússia, Suécia e Suíça.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. César: E aí tem o Vancouver Canucks na NHL. Aproveite!

    ResponderExcluir