quarta-feira, 30 de novembro de 2011

E as portas do Canadá se fecham mais...



Alexei Nostradamus previu mudanças no processo do Québec nessa postagem de julho de 2010. Aconteceu mais ou menos o que eu escrevi. Transcrevo aqui o texto que uma pessoa da École Québec (que pediu para não ser identificada) mandou para uma das listas de imigração sobre a conversa que ela teve com o Gille do Bureau d'immigration du Québec.


Salut tout le monde,

Conversei com Gilles ontem a noite depois da palestra sobre imigração. Fiquei sabendo de umas coisas que quero comunicar para vocês. 

A partir de janeiro ou fevereiro, o escritório de imigração do Québec ficará em Mexico City. Assim, o processo vai demorar mais ainda. 

Também, em janeiro ou fevereiro, começarão a obrigar os candidatos à imigração a fazer a prova de francês. Isso também deixará o processo mais demorado pq vocês terão que atingir o nivel de francês necessário antes de mandar a documentação. Hoje, vocês podem mandar a documentação com nivel menor e continuar estudando para ter o nivel de francês necessário no dia da entrevista.

Porque? O Primeiro Ministro do Québec, Jean Charest, pediu para a Ministra da imigração diminuir o orçamento ainda mais. Não é que eles não querem mais imigrantes, mas eles não querem gastar tanto com eles. E não é que eles querem menos Brasileiros. O escritorio de Paris vai ser em Montréal. Estão simplesmente diminuindo os gastos.

Gilles me disse também que acha que o processo federal não vai ser mais rápido ano que vêm. Tomará que ele esteja errado!

Conclusão: Recomendo aos que tem condição de mandar o dossiê en janeiro (que tem como conseguir os documentos necessários e que jà tem um tempinho de francês), mandarem em dezembro mesmo.

Se vocês estiverem na dúvida se podem mandar ou não, me liguem na escola. Meus horários até 22/12:
2a, 4a e 6a: 14 às 19 (a menos que esteja dando aula)
3a e 5a: 10 às 19 (também a menos que esteja dando uma aulinha)

Bonne chance à tous!

p.s. Os que não poderão mandar até o final do ano, não se preocupem que reorganizaremos o programa para prepara-los para a prova!

7 comentários:

  1. Alexei, ela pediu no facebook pra não divulgar o nome dela...

    ResponderExcluir
  2. Ops! Coloquei como ela assinou o texto. Não sabia desse detalhe e ela mandou do email dela para uma lista pública e imensa. Ou seja, ela mesmo se identificou!
    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Alexei,
    divulga este link, por favor?
    Nas listas de imigração, no seu blog, se possível...
    Acho válido não deixar outras pessoas se enganarem com este escritório de imigração.
    Grata,
    Link:
    http://gotocanadaselfemployed.blogspot.com/2011/12/denuncia-rose-noel-escritorio-de.html

    ResponderExcluir
  4. Bem na verdade não acho que a porta está fechando não, a não ser que eles limitem as áreas profissionais, assim como é no federal, a única mudança é no custo do processo, mas cá entre nós, quem paga por todo o processo $$$, tem condição de pagar pelas provas e para a postagem para o México, acho que a única preocupação que o pessoal que deseja ir para o Canadá, é com relação às profissões como disse anteriormente.
    Vamos ver as cenas do próximo capítulo o.O

    ResponderExcluir
  5. Essa parte do texto rendeu algumas risadas "Alexei Nostradamus" Hehehe

    Abraços
    Fabiano

    ResponderExcluir
  6. Alexei, faca um update aí!
    O processo provincial já mudou e exige envio de testes de francês e inglês.
    A etapa federal do processo provincial também já mudou e todos os documentos têm que ser enviados para o Canadá e devem ser traduzidos.

    ResponderExcluir