sábado, 25 de abril de 2009

Manual de roupas para frio


Ver primeiro Manual de roupas para o frio - Parte zero

Quem sou eu, pobre coitado, para falar sobre roupas de frio ! Moro em um estado que tem quatro estações: Chuvas (que chamam errôneamente de inverno), calor, seca e estiagem. Calma leitor ! Não vá embora ainda.
Existem bom posts de quem já está lá como esse, esse e também a opinião discutida em grupo.
Quem acompanha a lista de discussão Canadá Immigration Brasil deve ter visto uma thread sobre o que vestir para aguentar o frio abaixo de -30º. Como é um assunto recorrente, resolvi registrar aqui para os demais como guia de sobrevivência no gelo. Lá vai:

----- Alexei -----
Um amigo meu que está em Edmonton disse que até -10º, a roupa aquece o suficiente. Porém, abaixo isso, só o tórax fica quente. As pernas, braços e cabeça ficam frios. Já vi em algum lugar que é apenas questão de comprar a roupa certa. E aí ? Dá para encarar um passeio a -33º se tiver com uma roupa apropriada ou não tem jeito ?

----- Leo -----
Dica: uma "manota" que muito estrangeiro desacostumado com frio extremo dá é o de comprar roupas de skiing (especialmente calças) achando que é roupa de inverno e sair passeando pela cidade. Na verdade, obviamente, depende de cada um pois as roupas de skiing funcionam e vc pode passear a -33 (se o vento não te levar!) sem problema, mas prepare-se para risinhos dos nativos qdo entrar em algum estabelecimento durante seu passeio.

** detalhe: em ambientes fechados, as pernas raspam quando vc anda e fazem um barulho ridículo! hehe

----- Luis Felipe -----
Cara, a -33 vc nao vai querer passear. So vai sair de casa pra fazer o que precisa. -33 doi ate a espinha de tanto frio. Nao pode deixar nada do corpo exposto que doi e congela. O vento é cortante.

Agora, se vc tem vocacao pra esquimo, dai é com vc.

----- Marina Garcia -----
Dica de quem vive em NY. Compre um par de UGG boots.Se a temperatura tiver ate -15 nao precisa usar ceroula, um casaco bem pesado e comprido (compre da north face ou columbia) com botas de cano longo sao suficientes. Alem do gorro compre um protetor d orelhas pro vento nao entrar por baixo (E entra).cachecol, de lã, de cashemere...

E o mais importante..
Nao compre no Brasil pq os precos sao exorbitantes. Tenho amigas morando no Canada q vem pra NY comprar roupas. Entao minha ultima recomendacao eh q quem puder, faca uma escala em NY e va ao woodbury commons premium outlets pra comprar suas roupas de frio. Eu posso ajudar com todas as infos pra quem vem pra ny. Aconselho tambem o ebay

----- Johelma -----
Alexei:

-10 celsius já é bastante frio e a pessoa só deve sair de casa com roupas apropriadas como listo a seguir:

1) meias térmicas
2) botas para neve
3) ceroulas (importantíssimo)
4) casaco para frio intenso de várias camadas e um capuz que cubra toda a cabeça inclusive a boca.
5) luvas para frio intenso (Thinsulate)
6) Gorro para a cabeça (importantíssimo)

Outra coisa importante é nao deixar o corpo esfriar. Já saia de casa vestido da maneira listada acima e com tudo fechado, assim o corpo nao esfria. Com esse paramento todo você poderá circular na rua com -30 celsius sem problema. Quando entrar num lugar aquecido simplesmente vá abrindo tudo e tirando os items pequenos (luvas, gorro, etc.)

-- Luiz -----
Alguma ideia do custo disso tudo ?

----- Johelma -----
Luiz'

Preços meio chutados para roupa de homem em $ canadense:

1) meias térmicas - $5.00 o par
2) botas para neve - no mínimo $50.00 o par
3) ceroulas (importantíssimo) - $10.00
4) casaco para frio intenso de várias camadas e um capuz que cubra toda a cabeça inclusive a boca. - no mínimo $200.00
5) luvas para frio intenso (Thinsulate) - $20.00
6) Gorro para a cabeça (importantíssimo) - 10.00

---- Fritz -----
ja dei um monte de infos aqui na lista sobre o que comprar e como comprar.
ta em algum lugar por ai.
eu perdi e nao to afim de reescrever tuuuuuudoooo... se um bom samaritano procurar e encontrar, por favor post ai de novo.

comprar nos US, sempre vale a pena.
o preco de agluns casacos caem para 50%.

para completar o que a johelma colocou:

1) meias $29.00 smartwool
2) botas com isolante termico e solas vibram: minimo $150
3) ceroulas - base layer, se voce quiser cozinhar: hally hason / under harmor minimo $50 ( para esportes compre de menor densidade)
4) jackets: depende do sistema que ta usando: $250 a 1000
5) luvas de $40 a 150
6) toca arcteryx / north face de $ 25 a 40

----- Marcus -----
Eu, minha esposa e minhas filhas passamos o ano novo debaixo de -22, com sensacao de -30, entre 21:00 e 01:00, ao ar livre. assistindo a um show c/ fogos a meia-noite...

Tudo depende de como voce esta vestido e como encara o frio...

Eu nao deixo de sair por causa de temperatura... Mas cada um é cada um...

----- Johelma -----
Com a roupa apropriada a pessoa pode ficar ao ar livre com qualquer temperatura.

----- Denise -----
Nossa, o manual do Flitz é tipo para sobreviver ao ar livre no Polo Norte... Eu achei um pouco complexo, mas bem interessantes as dicas. eu só discordo porque odeio material sintético junto ao corpo, não absorve o suor e esquenta muito.

Cada um tem seus gostos e manias no inverno, e o imigrante aos poucos vai se adaptando e descobrindo suas preferências.

O básico mesmo é uma boa bota, um bom casaco, gorro, luva, ceroula e, se quiser, cachecol. Assim dá para encarar qualquer temperatura, mas o problema é a cara descoberta quando faz menos que -20.

É bom que o casaco tenha capuz que fecha na frente para não voar com o vento, e bolsos laterais quentes e fundos para as mãos. Tem gente que usa casaco sem capuz, mas, pelo menos no começo, eu não aconselho, porque é o capuz que corta o vento. Eu gosto do casaco um pouco comprido, para aquecer a parte de cima das pernas. Realmente com um casaco bem comprido acho que dá até para dispensar a ceroula. Eu não dispenso, porque aquece bem as pernas, mas vai de cada um. As ceroulas (êta nome feio) aqui são bem práticas, tipo calça de cotton lycra, fininha, mas bem quentinha, não é aquela coisa horrorosa que vem à mente quando pensamos em ceroulas. Dá pra comprar no Wal Mart, Zellers, Aubanerie (no Quebec), custa uns 10$.

Gorro é importante para aquecer as orelhas e a cabeça, porque o capuz do casaco não aquece muito, só mais protege do vento, etc.

A maioria das pessoas não usa luvas grossas, deixa as mãos no bolso quentinho do casaco. Eu só uso luvas de lã daquelas que esticam, fininhas, de 1 dólar, porque não incomoda e são práticas... Mas tem luvas de couro forradas (muita gente usa nos dias frios), e aquelas luvas de ski super quentes. Eu gosto de luvas fininhas para não ter que tirar a luva na hora de pegar o cartão do ônibus ou a chave. Agora que empurro carrinho de bebê, já peguei - 15 e pensei em reconsiderar a minha opção de luvas, mas agora está esquentando, continuo com as luvas fininhas.

Cachecol para a maioria das pessoas é importante. Nos dias muito frios, muita gente cobre metade da cara para se proteger. eu não uso cachecol, porque me sinto enforcada. Já tentei tapar a cara nos dias frios, mas a respiração faz com que o cachecol fique úmido, forma até um gelinho. Eu não curto aquele negócio gelado na cara, mas acho que muita gente prefere aquele cachecol molhado e gelado que o vento. Vai de gosto. Minha opção é escolher um casaco com um bom capuz, que fecha no queixo.

E as botas são importantes. Não precisa exagerar. qualquer bota de inverno normal serve. Atenção que nem todas vêm impermeabilizadas, e às vezes é preciso passar um spray impermeabilizante que vendem nas lojas de sapato. como é que couro pode ser permeável eu não entendo, mas, whatever...

Eu uso meia normal embaixo da bota, tem gente que usa meias mais quentes, diz que tem meia térmica. Sei lá. Vai de gosto.

Não precisa comprar casaco e botas caros para serem bons, é só observar as características dos casacos ou botas na hora de escolher. Meu primeiro casaco custou 60$ e era ótimo, durou 2 invernos. Há excelentes casacos na faixa de até 200$.

Mas se vestir no inverno vai muito de gosto pessoal, hábitos, e também até do corpo da pessoa e sua resistência ao frio. O problema é que o imigrante recém chegado ainda não teve tempo de se acostumar, então dicas de quem está acostumado com o inverno são válidas. Depois dá para sair contando que anda na neve de All Star (eu já vi um monte de gente com All Star no inverno, não sei como). Mas, enfim, no começo é bom se proteger bem.

Acabei escrevendo mais do que tinha planejado...

Mas, enfim, não tem segredo se vestir no inverno, é só comprar as roupas certas, aqui no Canadá.

----- Fritz -----

entao voce entendeu porque o material que nao absorve suor...

porque se absorver, como o algodao, voce gela!esquenta, e é isso que voce quer, caso queira ficar quente.
nao é complexo. é tecnico.
usa quem quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário