segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Festival d'Été 2011 - John Fogerty



O que? Você não sabe quem é John Fogerty? Eu também não sabia! Mas basta dizer que ele era compositor, cantor e guitarrista do Creedence Clearwater Revival. Piorou? Hum...Pois veja os vídeos que vais reconhecer duas músicas deles (Pretty Woman foi uma das poucas do show que não é dele). O CCR é a típica banda que tem muitas músicas conhecidas, mas que poucos sabem de quem são. Pior ainda quando as músicas são mais famosas por intermédio de outros como o Rod Stewart e a Bonnie Tyler que cantaram "Have you ever seen the rain?".

Começando pelo começo. Quando cheguei para o show, pela primeira vez vi pouca gente e pude ficar perto do palco. Só então pude perceber uma vantagem considerável em relação aos telões: A amplitude. Nos telões, vemos as imagens bem maiores que o palco longe, mas são mais focadas e restritas. Já olhando para o palco, vemos menor mas toda a cena ao mesmo tempo.

Antes da atração principal, teve uma banda legal chamada The Sheepdogs que tinha toda a sonoridade e o visual dos anos 70. Uma verdadeira volta no tempo, pois conseguiram reproduzir fielmente a ambiencia musical da época. Infelizmente, ao final do show deles, minhas costas e meus pés já estavam detonados da maratona. 1,5Km de caminhada em subida íngreme até o show, com mais a volta. No dia anterior, fiquei seis horas em pé durante o show das três bandas.

A atração principal começou seu show. Apesar das décadas de carreira, o camarada ainda tem muito gás para o palco, fez a maioria dos solos e sua voz está perfeita. Curiosamente, na décima quarta música que diz "I wanna know have you ever seen the rain comming down on a sunny day"/"Eu quero saber se você já viu a chuva cair em um dia ensolarado", começou a chover e era chuva de verdade como podem ver no vídeo. Depois de mais duas músicas, completando dezesseis, resolveram parar o show enquanto a chuva passava por questões de segurança. Poucos dias depois, a estrutura de palco de um festival em Ottawa desabou por causa de uma rajada de vento. O pessoal daqui sabe o clima que têm!

Eu já estava com as costas e pés acabados, estava chovendo muito, já tinha visto dezeseis músicas e resolvi voltar para casa para me preparar para a nova semana de trabalho, pois era domingo. Depois de 10 minutos de pausa, ainda tocou mais outras doze músicas. Mas de qualquer forma, já valeu a noite por colecionar mais um nome que fez a histórica da música. Até o Festival d'été de 2012! Quem serão as atrações?













Um comentário: