segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pega o ladrão!


É meus colegas. O "cerumanu" é um bicho esquisito. Nem mesmo aqui na pequena, pacata e segura Québec, não estamos livres dos ladrões. E ainda mais em um bairro mais afastado e tido como ainda mais tranquilo!

Estava eu tranquilamente em casa, quando por volta de umas 21h20 ouvi um estouro e um alarme de carro soando. Meu instinto aranha começou a zumbir e aquela cena me pareceu muito familiar. Mas como meu cérebro já passou um ano e meio sem nem um minutinho de estado de alerta, ignorei. Ouvia vozes falando mais alto que o normal e o instinto aranha buzinando direto. Ahh! Não é nada. Até que não aguentei e abri a porta para ver o que era.

Eis que vejo no estacionamento do parque que fica na esquina, um cara imobilizando outro no chão dizendo: Calme-toi! Calme-toi! Tranquille! Sinon je pète ta gueule!/Se acalme! Se acalme! Fique quietinho! Senão eu papoco teu focinho! Pensei que fosse briga, mas depois lembrei do carro. Daí, fui saber o que era que estava acontecendo.

Um menor não tão menor assim passou por uma caminhonete cabine dupla que estava lotada até o teto de objetos no banco de trás, em um cantinho escuro e escondido de um circulador pequeno. Ele não viu ninguém por perto e escolheu o carro como vítima. O estouro que eu ouvi foi um golpe de machado. Isso mesmo! Um machado pequeno no vidro lateral traseiro. O alarme disparou. Acho que ele não esperava isso e correu assustado. No estacionamento do parque ao lado, tinha um cara que devia ter lá seus vinte e poucos anos e resolveu dar uma de herói. Apesar do machado na não, o Bruce lee correu atrás dele, deu um chute na canela e derrubou o ladrão amador. Caido no chão, ele aplicou algum golpe para imobilizá-lo enquanto as pessoas que chegavam chamaram a polícia.

O Bruce Lee perguntava seu nome e quem eram seus pais para ele ligar e contar o que aconteceu, mas esse não falava nada. Dois carros da polícia chegaram entre 5 e 10 minutos depois da ligação, e olhe que moramos mais afastado do centro! Chegando lá, os policiais pegaram a versão do dono do carro, do Bruce Lee e do meliante. Isso foi suficiente para revistarem, algemarem e retirarem tudo dos bolsos e inspecionarem minunciosamente. Trancado dentro do carro, começaram a pegar depoimento das testemunhas. O dono do carro teve que preencher uma ficha de ocorrência no local enquanto que o outro carro da polícia foi para a delegacia.

Apesar de ser um caso isolado, que foi uma tentativa de furto e não de roubo (não tinha ninguém no carro), que o ladrão foi pego, etc, etc, etc. É decepcionante para mim. Eu sei que nenhum lugar da terra está livre disso (quem sabe no Polo Norte?). Mas não esperava ver isso tão perto da nossa casa. Ser humano é ser humano no mundo todo, com suas qualidades e seus defeitos. O que muda são as proporções.

10 comentários:

  1. Ainda bem melhor que nas terras tupiniquins, meu amigo.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente isso acontece em toda parte do mundo.. jamais estaremos livres disso.. porem aí certamente acontece em proporções infinitamente menores que aqui no Brasil.

    Abraços
    Monique Caetano
    vamosprocanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que um fato isolado, e tudo contornado da melhor forma possível! Mas realmente lamentável!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pessoal!

    Obrigada pela visita ao nosso blog.

    Até mais,

    Alice

    ResponderExcluir
  5. Pôxa! Acabei de ler a postagem... É triste, né?! Mesmo aqui a gente não pode dar vacilo.

    ResponderExcluir
  6. "cerumano" é ótimo kkkk Pois é, cerumano é cerumano em qquer local com seus defeitos e virtudes. No caso específico, acho que fica o alerta para vcs, pois, na verdade, não se trata de um futo simples; houve uma violência qdo ele quebrou o vidro do carro, ou seja, furto qualificado (um passo para o roubo, bastava ter alguém no carro para que a violência pudesse ser na pessoa). O tempo de chegada da polícia ao local do crime, ainda que distante, não foi bom. O que vale disso tudo é que a legislação daí permite que se faça, de pronto, o procedimento e se chegue a conclusão do processo (com punição do culpado), rapidamente. Isso sim, coibe crimes. Impunidade é o grande mal daqui.

    Iúna

    ResponderExcluir
  7. De fato, gente, ainda é bem mais seguro aqui. Em 2010. houveram 5 homicídios em Québec, 37 em Montréal e 1271 só no município de Fortaleza, que é menor que Montréal.
    Rodrigo: Tem muitos cearenses aqui em Québec! Meu email é alexeiaguiar@gmail.com.

    ResponderExcluir
  8. Não desabona, mas esse é um dos motivos que pesam na decisão de fazer o percurso Brasil Canadá. Talvez por isso tenha sentido tanto.

    Abraço
    dOsCunha

    ResponderExcluir
  9. ok. Teve ladrão aqui em casa (Fortaleza) essa semana. Ai meu DEUS e a policia (RONDA DO QUARTEIRÃO) é de uma competência, ninguém merece.

    ResponderExcluir
  10. Aqui na cidade de Québec meu vizinho teve o apartamento arrombado, levaram inumeras coisas. Tempos depois o meu foi arrombado levaram o coputador revistaram as gavetas e so nao reviraram o apartamento creio que para serem (ou ser) rapido e nao fazer barrulho.
    Por essa e outras é que quando mudar para a minha casa vai ter alarme monitorado.
    Seguro morreu de velho

    Boa sorte com o outono que se aproxima

    ResponderExcluir